Quem somos

O Grupo Arrasta Ilha atua desde de 2002 em Florianópolis e tem por objetivo difundir a cultura do Maracatu de Baque Virado, além de outras manifestações populares como o boi de mamão, afoxé, e coco de roda. As apresentações acontecem geralmente na rua, em forma de cortejo, como no carnaval, mas o grupo também realiza apresentações de palco.
O Maracatu de Baque Virado, ou Maracatu Nação é uma brincadeira popular urbana de forte cunho religioso, encontrada no Recife, Pernambuco. É uma manifestação de origem africana inserida no ciclo carnavalesco. Simboliza, entre outras coisas, a coroação dos reis do Congo, feita em forma de cortejo. O cortejo é acompanhado por uma orquestra de percussão, formada por alfaias, abês, ganzás, atabaques, taróis e gonguê, além de uma voz solo e o coro de vozes.
Atualmente, o Maracatu é pesquisado por diversos grupos e pessoas no Brasil, e no mundo que praticam principalmente a música e a dança característica deste folguedo, que caracteriza também o trabalho que o Arrasta Ilha realiza.
Com o intuito de desenvolver e subsidiar outras atividades além das apresentações, o grupo criou a Associação Cultural Arrasta Ilha, onde até 2008 desenvolveu trabalhos em comunidades com crianças e jovens em situação de risco social (Programa Erê da Ladeira). Além disso, o grupo também  realiza intercâmbio com os mestres e integrantes das nações de maracatu de Pernambuco e realiza anualmente uma oficina para iniciantes que desejam aprender a tocar e dançar maracatu.
Maiores  informações sobre o trabalho da Associação Cultural Arrasta Ilha ou para contratar as apresentações do Grupo Arrasta Ilha o telefone de contato é (48) 32382238/99072389/96545369 ou pelo

e-mail: maracatuarrastailha@gmail.com

Facebook Arrasta Ilha: https://www.facebook.com/pages/Arrasta-Ilha/160326167389378?fref=ts