segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Alapalá: 1º Encontro com Mestres da Cultura de Matriz Africana


Alapalá, palavra que em iorubá se refere a culto aos ancestrais, é a homenagem do Coletivo Afro-Floripa para reverenciar todo conhecimento ancestral vivenciado a partir das práticas culturais de matriz africana, através do Maracatu (Arrasta Ilha), Percussão e Dança Mandén (Abayomi), Capoeira Angola e Afoxé (Angoleiro Sim Sinhô), há mais de 20 anos em Florianópolis/ SC.

De 06 a 10 de setembro acontece em Floripa o evento “Alapalá: 1º Encontro com Mestres da Cultura Popular de Matriz Africana”. Será um feriadão de imersão com vivências, roda de conversas, intervenções em comunidades e realização de mostra cultural com a participação do Coletivo Afro Floripa e os seis mestres presentes.

Mestre Walter França e a Baiana Rica Maurício Soares da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife vão realizar respectivamente a vivência em percussão e dança do maracatu nação de baque virado, originário de Pernambuco.

Mestre Moa do Katendê (Bahia), fundador dos Afoxés Badauê e Amigos de Katendê e capoeirista do Grupo Angoleiro Sim Sinhô irá realizar a vivência de percussão e dança de afoxé e capoeira angola.
Ednaldo da Costa (Chocolate) (SP) Treinel do grupo de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, irá realizar vivência de Capoeira Angola.

Sekouba Oulare e Djanko Camara, músico percussionista e bailarino de importantes balés da Guiné realizarão vivência de percussão e dança tradicional da cultura mandén.

Além disso, teremos na abertura do encontro a participação do músico da cultura popular maranhense Tião Carvalho, trazendo um repertório de forró e samba.

O evento tem o apoio da SeCArte (Secretaria de Cultura e Arte) da UFSC e foi contemplado através do Edital Procultura 2017.

A programação completa, contendo horário e locais de realização segue abaixo. Para realizar a inscrição basta preencher o formulário e enviar o comprovante de depósito para o email coletivoafrofloripa@gmail.com.

Venha fazer parte deste encontro que promete ser mais do que especial!

Programação:
06/09 - quarta - 22h - Abertura Alapalá na Casa de Noca com a presença dos mestres;
07/09 - quinta - 13h às 16h - Vivência de Percussão e Dança Africana da Cultura Mandén com Djanko Camara e Sekouba Oulare no Hall Superior do Centro de Eventos da UFSC;
07/09 - quinta - 16h30 às 19h30 - Vivência de Percussão e Dança de Maracatu da Nação Estrela Brilhante do Recife com Mestre Walter França e a Baiana Rica Mauricio Soares na Banca de Arte-Ocupação da UFSC;
07/09 - quinta - 20h às 22h - Vivência de Percussão e Dança de Afoxé e Capoeira Angola com Mestre Moa do Katendê e Treinel Chocolate no Centro de Convivência da UFSC;
08/09 - sexta - 10h às 13h - Vivência de Percussão e Dança Africana da Cultura Mandén com Djanko Camara e Sekouba Oulare no Hall Superior do Centro de Eventos da UFSC;
08/09 - sexta - 14h às 17h - Vivência de Percussão e Dança de Afoxé e Capoeira Angola com Mestre Moa do Katendê e Treinel Chocolate no Hall Superior do Centro de Eventos da UFSC;
08/09 - sexta - 18h às 21h - Vivência de Percussão e Dança de Maracatu da Nação Estrela Brilhante do Recife com Mestre Walter França e a Baiana Rica Maurício Soares na Banca de Arte-Ocupação da UFSC;
09/09 - sábado - Intervenção cultural em comunidades de Florianópolis.
10/09 - domingo - 14h às 19h - Mostra Cultural: 4ª Edição da Festa Negra Arrasta Ilha e Wassa Wassa com mestres da cultura popular de matriz africana e os grupos Abayomi, Arrasta Ilha e Angoleiro Sim Sinhô.

Valor: R$ 80,00 até dia 01/09
R$ 100,00 a partir do dia 02/09 e na hora
(Vagas Limitadas)

Maiores Informações:
(48) 999072389 (TIM)
(48) 984031944 (VIVO)
coletivoafrofloripa@gmail.com

Nenhum comentário: