quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Residência Artística Arrasta Ilha 2018: dia 8

16/01/2018

Logo pela manhã já nos levantamos e nos arruamos para o almoço com a Rainha Marivalda da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Enquanto a própria rainha preparava uma deliciosa feijoada e conversava com alguns, outros acompanhavam Seu Jair, marido da rainha, e alguns batuqueiros no feitio e manutenção das alfaias.
Mestre Walter também foi nos visitar, mas acabou tendo que sair logo. E a baiana rica Mauricéia não pode ir pois estava se recuperando um forte virose que atingia também outros conhecidos em Recife.
Após o almoço bateu aquela lezeira, mas fomos ver com a rainha as roupas da corte da nação. E quando falamos que gostaríamos de levar uma roupa de rei e rainha, ela prontamente passou a procurar conosco e achamos tais roupas nas cores do arrasta.
Foi uma energia muito grande provas essas roupas e ter a certeza que a cada dia nos aproximávamos mais dos nossos objetivos aqui.
Saímos do Alto José do Pinho e só foi o tempo de chegar em casa e se arrumar para ir ao Centro Cultural Bongar.
Marileide, produtora do grupo e também dirigente do centro, já estava à nossa espera e Guitinho nos aguardava para dar um abraço e ir ao ensaio das nações - Encontro Tumaracá - que ocorrerá quinta de carnaval, abrindo a programação oficial do carnaval em Pernambuco.
Realizamos nossa apresentação e ficamos muito gratificados tanto pelo som realizado, quanto pela presença das pessoas que vieram nos assistir. 
Sabemos da luta para obter esse espaço e do nosso grande respeito à cultura pernambucana. Por isso agradecemos às nações que orientam nosso trabalho, à nação Xambá e ao grupo Bongar por tamanha oportunidade.
Gratidão também a presença de Fred e Nefertite, integrantes da Nação de Maracatu Porto Rico, à Sabrina, batuqueira da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife, a Dário e Ana, integrantes do Afoxé Omo Nilê Ogunjá e a Marcela, ex-integrante do Arrasta Ilha que hoje mora em João Pessoa e que veio somar com sua energia nesse momento tão especial.
A comemoração não podia ser melhor fomos à Terça Negra curtir o melhor do maracatu, afoxé e coco de roda pernambucano.

"Maracatu de baque virado, alfaia, gonguê e o povo nagô. Batuques de mina, ganzá e agbê. Sustenta a pisada o Arrasta chegou"


Foto: Guilherme Ledoux

Foto: Guilherme Ledoux

Nenhum comentário: