domingo, 21 de janeiro de 2018

Residência Artística Arrasta Ilha 2018: dia 12

Foto: Guilherme Ledoux
20/01/2018

Hoje corremos contra o tempo para aproveitar nosso último dia de gravações. 
Um dos nossos residentes também tinha uma missão muito importante: grafar na pele o amor mais puro e sincero - o amor de mãe.
Enquanto isso outro grupo adentrou a sede da Nação Maracatu Encanto do Pina, mas antes de tudo pedimos benção para matriarca Vó Quixaba. Lá no interior da maré, o lixo vira arte de ponta e ensina desde pequenas as crianças encantadas os valores afro-brasileiros integrados à natureza.
Conversamos com Tia Mari, braço direito de Mestra Joana e este ano pela primeira vez dama de paço da nação. Também falamos com Marcinha, integrante da nação que veio do Estado de São Paulo e que ao contrário de muitos batuqueiros não veio pra tocar nas nações, mas compartilhar seu ofício de costura e contribuir com seu amor à nação. Por fim falamos com o Rei Tiago que super organiza a linha de produção das fantasias e de dá fomos para a Nação de Maracatu Porto Rico.
Lá assistimos um pouco do ensaio técnico, coordenado por Mestre Chacon, saudamos a Rainha Elda que contemplava a rua tomando um doce, cercada pelos jovens da comunidade e falamos com Edney, batuqueiro da nação e "pau pra toda obra" junto com Paulinho figurinista na composição da estética do maracatu para o carnaval.
Uma pausa literalmente para o café e fomos para à rua da Moeda, onde aconteceu  o segundo ensaio das nações de maracatu para o Encontro Tumaracá, com a presença das nações de maracatu: Leão da Campina, Encanto do Pina, Cambinda Estrela e Encanto da Alegria, além da participação do grupo Voz Nagô e Bongar. Foi lindo de ver a força dos tambores!

Ainda rolou Afoxé da comunidade do Chão de Estrela e o Coco da Mazuca, da comunidade do Pina. E quando achávamos que tinha sido suficiente, iniciou um grupo de samba ao lado do palco e na outra esquina, o brega fervendo.
Tecida de claridade
Recife sonha ao luar
Lendária e heroica cidade
Plantada à beira-mar
Foto: Guilherme Ledoux

Nenhum comentário: